Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

UMA ARTISTA QUE TEM A MINHA ADMIRAÇÃO





Em todos esses meus anos de vida não sou fã de ninguém, só do CRISTO NOSSO SALVADOR, mas existe uma pessoa de vida simples, residindo ainda em Mossoró, que conheci aproximadamente 10 anos e logo me apaixonei pela sua amizade, pelo seu jeito meigo e suave que leva a vida, pela sua sinceridade, humanidade, garra, sensibilidade e pela sua performance nas Artes Plásticas. Estou falando de MARIA HONORATA AIRES ou como todos a chamam de NÔRA AIRES, como ficou conhecida, é um exemplo de que a arte pode ocupar e muito bem os espaços urbanos e promover uma leveza, uma quebra do concreto.

Uma arte em detalhes: Os painéis em mosaicos de cerâmica feitos por ela enchem de cores e formas sinuosas, vários pontos da cidade. Todos os painéis possuem um tema, que são estudados por Nôra e que são ricos em detalhes, mostrando, por exemplo, sua paixão pela vegetação e fauna típicos do semi-árido, de elementos da cultura local e regional.

Os mais conhecidos e expostos são os que estão no mirante, à beira do rio Mossoró, próximo ao Arte da Terra; O painel no interior do Ginásio Municipal Pedro Ciarlini e o da praça em frente ao SESC clube. Em empreendimentos privados, produziu painel exposto na UnP e em alguns condomínios residenciais, sempre em harmonia com jardinagem e paisagismo que ela também executa. Recentemente, vi na frente da TENDA gastronomia e lazer no Costa e Silva um trabalho que juro ser dela, pela delicadeza e sensibilidade dos detalhes... Só pode ser de NÔRA!
Ao ser entrevistada ela disse: "Gosto de trabalhar um tema, de criar em cima de uma proposta que me é dada. Acabo também colocando muito dessa minha visão quase microscópica das coisas, cheia de detalhes. É algo muito estimulante”.

Outro dia fui ao Arte Jardim passear a procura de conhecer flores, plantas para espalhar o verde em meu ambiente doméstico, diga-se de passagem, que considero esse local muito requintado e de bom gosto, acredito que lá respiramos oxigênio, pena que ao sermos seduzidos pelo meio o Arte jardim desoxigena nosso bolso. Ufa! Pelo menos o meu jardim ficou lindo.

Ao entrar me deparo com NÔRA com seus cabelos soltos inconfundíveis, percebi que um retilíneo raio de sol ultrapassava o local climatizado (recepção e exposição de objetos artísticos), pisquei os olhos e vi que a cor magenta invadia o local, o sol refletia nos cabelos de NÔRA, como sempre ao vê-la, meus espaços corporais foram preenchidos pelo abraço e minhas articulações exerciam a sinestesia da afetividade. Era um reencontro com essa artista que tanto admiro depois de um longo tempo.
Espera um pouco! Uma artista plástica numa loja de jardinagem? Para uns pode ser pouco comum, mas para essa “fada das cores” a visita é muito natural e corriqueiro, pois ela é formada em Agronomia e na época de estudante na antes ESAM, hoje UFERSA o traço sempre firme tinha por instrumento lápis e caneta esferográfica na época. A então estudante Maria Honorata Aires não tinha pretensão nenhuma de se tornar artista. Até que vieram as primeiras exposições em eventos culturais dentro e fora da universidade na década de oitenta e daí a vontade de experimentar o uso de outros materiais. Mas, foi observando o trabalho de grandes nomes como o do catalão Antoni Gaudi e sua habilidade com a arte musiva - arte de mosaicos - que veio a grande vontade de ampliar o espaço da arte para algo cada vez mais amplo, mais visível.

OS PROJETOS: NÔRA, conta que continua experimentando o uso de diferentes materiais para compor painéis ou projetos artísticos em meio ao espaço urbano. Pode usar madeira, espelhos, esferas de concreto, cordas. Mas a cerâmica é a base de todos os trabalhos pela variedade de cores, para ela, é fundamental. Em cada projeto, tudo é pensado e planejado incluindo as tonalidades que usará. Quando o trabalho vai ser executado, ela precisa da ajuda de pessoas como seu Geraldo, que corta as peças de cerâmica, faz o trabalho de assentar as peças de concreto e a ajuda a distribuir nos locais indicados pela artista. "Não é todo mundo que tem essa delicadeza. Hoje ele colabora com a maioria dos trabalhos que precisam de uma força física, que eu não poderia fazer", ressalta NÔRA.

NA RUA: Fazer arte em espaços urbanos é uma tendência que está se fixando bem em Mossoró, desde que foi criada uma Lei Municipal que obriga que haja uma obra de arte, de um artista local, a cada mil metros quadrados de construções, seja público ou privado. Com o crescimento acelerado da cidade, especialmente com a chegada de condomínios residenciais, a tendência é que mais trabalhos de NÔRA, assim como de outros artistas, possam ser apreciados. Em outras cidades brasileiras a arte musiva tem ganhado destaque e gerado movimentos importantes como o do "Painéis do Rio", no Rio de Janeiro, mudando a relação dos moradores com seu ambiente, através da arte colorida dos mosaicos.
Ser um artista que atua junto ao urbanismo promovendo arte em praças, logradouros, prédios públicos tem por compensação poder permitir que a arte chegue a todos, independente de idade, escolaridade e conhecimento de arte, mesmo que não seja reconhecido ou que seu trabalho ainda corra o risco de ser depreciado pelo vandalismo.

Felizmente, NÔRA Aires nunca teve nenhum dos seus painéis depreciados. Para ela, a recompensa é que sua arte está ao alcance das pessoas simples e ser reconhecida é algo que não precisa estar atrelada a uma superexposição do artista.
"Gosto quando passo em frente e vejo que tem pessoas que escolhem o painel pra fazer fotos, quando comentam que acha bonito. Para mim é mais do que satisfatório", completa. As pessoas podem até não parar alguns instantes para apreciá-las diante da correria urbana, como fariam se seu trabalho estivesse merecidamente em uma galeria de arte, mas, certamente a ausência dos painéis de NÔRA pela cidade, seria notoriamente sentida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário