Não resisti! Tinha prometido não mais me envolver, fiquei decepcionado, amargurado, desconfiado de tudo, não adiantou... aos 40anos sei que Deus exige de mim um destino luminoso. Nessa minha jornada grampeio 2 nomes no meu coração: a Fofa e Ciara dois anjos de luz que irradia paz, amor e sabedoria. Hoje me entreguei a uma nova escola: aconchegante, me apaixonei e aí está o primeiro projeto de carnaval nos moldes educacional.
JUSTIFICATIVA
Segundo o site do Brasil Escola, o carnaval chegou
ao Brasil em meados do século XVII, sob
influência das festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em alguns países,
como a França, o carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos, ou seja, os
carnavalescos usavam máscaras e fantasias e saíam pelas ruas comemorando.
Certos personagens têm origem européia,
mas mesmo assim foram incorporados ao carnaval brasileiro como, por exemplo,
rei momo, pierrô, colombina.
O carnaval é um dos períodos
mais esperados do ano. Época em que as diferentes culturas de nosso país se
reúnem para dias de folia. É uma festa comemorada em todo o país. Porém no
contexto escolar é elucidativo informar que nesse período, devido ao grande
fluxo de veículos nas rodovias é preciso ter atenção redobrada no transito. O
consumo de bebidas alcoólicas e a falta de atenção nas rodovias são os
principais responsáveis pelos acidentes durante o carnaval, preocupa-se
também com a grande quantidade de lixo produzido durante os dias de folia.
Garrafas plásticas, latas e outros materiais, entopem os bueiros e
conseqüentemente aumentam os riscos de enchentes. Por vezes, até os rios e
mares também são usados como depósito lixo, causando poluição e prejudicando
diretamente a biodiversidade aquática. Diminuir a produção de lixo e
dispensá-lo sempre em lixeiras e evitar os excessos são algumas dicas para um
carnaval mais consciente.
São dias de muita alegria e agitação,
mas nunca é demais lembrar à importância de proteção a saúde e, diante disso, é
preciso estimular e motivar nossos alunos ao conhecimento e reconhecimento da
cultura de nosso país de maneira a vivenciá-las de forma saudável, com
responsabilidade, interagindo com respeito às diferenças e com o seu próprio
corpo.
Ressaltando
a importância desse Projeto é que o tema central CARNAVAL está
intimamente relacionado com as experiências culturais dos nossos alunos é que os eixos temáticos acima
descritos abrigam a possibilidade de integrar uma grande variedade de disciplinas
o qual seja que o tema apresentado no momento é mais apropriado para ser
estudado na escola
do que nas ruas.
OBJETIVO
GERAL
·
Conhecer
o carnaval como elemento da cultura brasileira e reconhecer a possibilidade de
vivenciar de maneira saudável, com respeito ao corpo e a vida individual e
coletiva.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Resgatar
culturas e tradições esquecidas das folias de carnaval;
·
Analisar
o comportamento dos foliões do passado comparando com os de hoje;
·
Despertar
a curiosidade em relação à história do carnaval;
·
Despertar
o interesse da vivência saudável no período de carnaval;
·
Reconhecer
que diversão não é confusão;
·
Reconhecer
que podemos nos divertir sem uso de álcool e/ou drogas.
RECURSOS
ü 08
pedaços de 5mt de plástico risolene ou TNT cores variadas (decoração da
quadra);
ü 08
Cartolinas guache cores variadas;
ü Papel
cartão (existente na escola para confeccionar as mascaras);
ü Gliter,
lantejoulas e brocal dourado, vermelho, amarelo, verde, azul e preto;
ü CDs
com música de carnal (Marchinhas);
ü Pesquisa
sobre a origem do carnaval;
ü Maquina
fotográfica;
ü Papel
ofício
ü Filmadora
ü Xerox
de letra de marchinhas;
ü Cola;
ü Tesouras;
ü Lápis
hidrocor;
ü Revistas
usadas;
ü Som de
excelente qualidade;
ü Lanche
para alunos.
ESTRATÉGIA
Ø
Aulas expositivas sobre o comportamento saudável
no carnaval;
Ø
Pesquisar a história do carnaval;
Ø
Realizar
um concurso de máscaras e rainha do previa carnavalesca estudantil;
Ø
Realizar leituras e interpretação cantada das marchinhas
de carnal;
Ø
Elaborar um mural informativo.
CULMINÂNCIA
Acontecerá
na quadra da escola no dia 17 de fevereiro dás 8h ás 11h com a escolha da
rainha e apresentação das mascaras por turmas, deixando livre a movimentação
dançante, o uso de máscaras e fantasias por parte dos alunos e alunas, sendo supervisionados
e orientados pelos professores da escola.
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