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domingo, 4 de março de 2012

SUGESTÕES DE TEMAS PARA ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS EM ARTE

- SEGUINDO ORIENTAÇÕES DO CBC -

1 – EIXO TEMÁTICO - Conhecimento e expressão em artes visuais

A linguagem de artes visuais requer entendimento sobre os conteúdos e sua história,

materiais e técnicas, apreciação e compreensão dos diversos momentos da história da

arte até os nossos dias, principalmente nas últimas décadas onde somos muitos

bombardeados por imagens. Além das formas tradicionais como a pintura, escultura,

desenho, gravura, arquitetura, cerâmica, fotografia, outras modalidades de expressão

visual como as artes gráficas, o cinema, a televisão, a computação e o vídeo nasceram

no século XX. É uma explosão inédita de cores, formas e luzes por todos os lados, saber

ver e perceber estas manifestações visuais distinguindo sentimentos, idéias e

qualidade, faz parte das aulas de artes visuais.

Temas -

1.1 percepção visual e sensibilidade estética

1.2 movimentos artísticos em artes visuais em diferentes épocas e

diferentes

culturas

1.3 elementos das artes visuais e audiovisuais

1.4 expressão em artes visuais

A partir desses temas vários projetos poderão ser desenvolvidos:

Os grandes pintores da humanidade - Vicent Van Gogh - Pablo Picasso e outros

Arte brasileira - Arquitetura de Oscar Niemeyer e outras obras

Artistas brasileiros - Cândido Portinari e outros

Arte de Minas Gerais - Carancas – Artistas mineiros – Barroco mineiro – Obras de

Aleijadinho – Cidades históricas de Minas Gerais – Artesãos mineiros

Artistas da região – Artesanato da localidade

Grafitismo

O cinema brasileiro – Arte através da computação

A fotografia – e muitos outros projetos com nomes bem mais criativos e sugestivos.

Cada o projeto deverá desenvolver:

- estudo da história das artes visuais e da obra a ser pesquisada;

- análise, crítica e aspecto cultural da obra;

- apreciação estética e artística, identificação e contextualização da obra;

- introdução à teoria da cor, da forma, da composição, luz e sombra e às artes

audiovisuais;

- recursos expressivos: linha, ponto e material utilizado;

- linguagem artística: desenho, pintura, modelagem, cerâmica, colagem.




2 – EIXO TEMÁTICO - Conhecimento e expressão em dança

Por meio da dança, o aluno experimenta um meio de expressão diferente da palavra.

Ao “falar” com o corpo, ele abre a possibilidade de conhecer a si mesmo de outra

maneira e melhorar a auto-estima. O simples prazer de movimentar o corpo alivia o

estresse diário e as tensões escolares. Para isso, é importante que o corpo não seja

tratado como instrumento, mas como forma de comunicação. Pouco adianta ensaiar

uma coreografia se a atividade for apenas mecânica e tratada de forma alienada. A

aula de dança deve ser um bom momento para que os alunos exercitem sua

criatividade corporal e teste seus limites.

Temas -

2.1 percepção gestual / corporal e sensibilidade estética

2.2 movimentos artísticos em dança em diferentes épocas e diferentes

Culturas

2.3 elementos da dança

2.4 expressão em dança

Projetos que poderão ser desenvolvidos:

Cultura da dança – O Folclore brasileiro – Folclore regional –

Danças produzidas em Minas Gerais – Danças regionais – Dança local

Dança contemporânea – O carnaval e muitos outros títulos de projetos

Estudos que deverão ser desenvolvidos nos projetos:

- história e estudo da dança;

- modalidades e funções, apreciação, análise e crítica dos vários tipos de dança;

- contextualização da dança na história da humanidade;

- elementos da dança: espaço, tempo, ritmo, movimento planos e peso dos gestos;

- expressão – o papel do corpo na dança, criação de movimentos corporais;

- danças corporais individuais e coletivas;

- pesquisa sobre os dançarinos;

- coreografia; - manifestação cultural através da dança;

- envolvimento social e coletivo que a dança proporciona

- comunicação humana através dos movimentos expressivos da dança.




3 – EIXO TEMÁTICO - Conhecimento e expressão em música

Ouvir música faz parte da cultura dos adolescentes, ela dá identidade ao grupo de

amigos, é companheira nas horas de solidão e ajuda a moldar atitudes e

comportamentos. A escola desempenha o papel de desenvolver a cultura musical do

aluno, estabelecendo relações com grupos musicais da localidade, participando de

eventos de cultura popular, shows, concertos e festivais. Os alunos devem ter acesso a

diversos tipos de música para ampliar seu repertório.

Temas -

3.1 percepção sonora e sensibilidade estética

3.2 movimentos artísticos em música em diferentes épocas e culturas

3.3 elementos musicais

3.4 expressão musical

Projetos que poderão ser desenvolvidos:

Músicos brasileiros - Músicos de Minas Gerais – Música regional

Música contemporânea – Músicos da localidade – Música folclórica

Vários tipos de músicas – Música de sua cidade e muitos outros.

Trabalhos que poderão ser desenvolvidos nos projetos:

- história da música;

- conhecimentos de vários instrumentos musicais;

- a música em seus aspectos históricos, sociais e étnicos;

- manifestação cultural através da música;

- estudo da voz e vários sons musicais;

- produção de sons e construção de diferentes fontes sonoras (sopro, corda,

percussão,

eletrônico);

- observação da altura, intensidade, timbre e duração dos sons;

- conhecimento das relações socioculturais da música;

- identificação de diferentes modalidades e funções da música religiosa, folclórica,

profana, ambiental e outras;

- reconhecimento da melodia, harmonia, ritmo e forma;

- percepção e execução de acordes simples;

- identificação e conceituação de termos técnicos específicos da música;

- criação de músicas;

- improvisação, criação e interpretação musical com voz e ou instrumentos musicais.


4 – EIXO TEMÁTICO - Conhecimento e expressão em teatro

É inerente ao ser humano a necessidade de contar histórias, narrar fatos e recriar

acontecimentos. O teatro, dessa forma, sempre constituiu um meio de compreender a

realidade em que vivemos e transcender seus limites. Trata-se de um jogo de

construção que promove o desenvolvimento da criatividade, abre possibilidades de

compartilhar descobertas, idéias, sentimentos e atitudes. Não se pode perder de vista

que a prática teatral está ligada às tradições da época e da cultura nas quais foi criada.

Temas -

4.1 percepção dramática e sensibilidade artística

4.2 movimentos teatrais em diferentes épocas e diferentes culturas

4.3 elementos do teatro

4.4 expressão em teatro

Projetos que poderão ser desenvolvidos:

História do teatro – Cultura teatral – Artistas teatrais mineiros –

Atores da localidade – Teatro na escola – e outros títulos de projetos.

Estudos que deverão ser desenvolvidos:

- reconhecimento, identificação e exploração dos espaços cênicos, gestos e

movimentos

corporais;

- criação, construção e interpretação de personagens em diferentes espaços cênicos;

- identificação de ações dramáticas em diferentes manifestações artísticas e no

cotidiano;

- contextualização de produções teatrais em suas diferentes manifestações;

- entendimento das relações do teatro em diferentes épocas históricas;

- envolvimento social e manifestação cultural através do teatro;

- identificação de narrativas, estilos teatrais e ação dramática;

- relação do espaço, tempo, ritmo e movimento em várias peças teatrais;

- criação, improvisação de personagens e participação em peças teatrais.

Entendendo o ensino de Arte como agente transformador e formador do cidadão é

necessário que esteja presente durante toda a vida escolar do aluno, em todas as

séries, e ainda, no planejamento e na experimentação em sala / escola, para que em

sua prática diária, os aprendizes possam, a partir da flexibilidade do projeto, ajustar tal

proposta às necessidades da comunidade onde a escola está inserida, procurando

sempre fazer uma releitura da obra, apropriando-se das informações e ajustando-as à

sua realidade.

Proposta Curricular - ARTE

Educação Básica – 2012

Ensino Fundamental - 6ª a 9ª série

Revista Nova Escola - Edição Especial

Parâmetros Curriculares Nacionais

Fáceis de entender de 6ª a 9ª série


SÍNTESE DO ROTEIRO DE UM PROJETO

1 – Título do Projeto

Escolha do título do projeto - (objeto de pesquisa e estudo, escolhido após a sondagem

e observação planejada do professor, mediante ao interesse e necessidades

apresentadas pelos alunos).

2 – Identificação

Público alvo - alunos da .....................................

3 – Justificativa

A opção pelo projeto .................................................. se deu pelo interesse dos alunos

em ......................................................................................................(fazer uma

descrição clara e objetiva das intenções, desejos e expectativas ao final do projeto e

citar o trabalho que se propõe desenvolver).

4 - Objetivos

Objetivo geral define de modo sucinto e abrangente o que se pretende alcançar.

O objetivo geral diz respeito à solução do problema que se deseja alcançar com a

intervenção.

Objetivos específicos devem expressar os resultados concretos a serem atingidos.

(os objetivos devem ser descrito com o verbo no infinitivo).

5 – Plano de ação

Descrição do caminho que se escolheu para se atingir os objetivos.

Metas

Definem o estudo central do projeto, são os resultados parciais a serem atingidos. Ao

escrevermos uma meta, devemos nos perguntar: O que queremos? Para que

queremos? Quando o queremos?

Ações

Devem estar sempre vinculadas aos objetivos específicos, de forma que ao serem

realizadas, os objetivos propostos sejam alcançados. As ações podem ser detalhadas

em tarefas e atividades para que conheça todo o processo de operacionalização do projeto.

6 – Sistematização

Percepção mais clara do trabalho em arte, verificação do que aprenderam e a
possibilidade de assimilação e adaptação às novas alternativas de compreensão não só
em linguagem de arte. É o momento da avaliação.

Ao final do projeto é preciso acolher tudo que foi construído, elaborar um portfólio e

avaliar o processo vivido. É importante propor situações de avaliação conjunta –

professor e aluno.

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