Pesquisar este blog

domingo, 21 de março de 2010

DEVANEIOS APÓS O 4º CONGRESSO DA FETAM/RN.




Após o termino do 4º Congresso da Federação dos Trabalhadores em Administração Pública do Rio Grande do Norte – FETAM/RN, cheguei em casa com satisfação do trabalho como delegado e cerimonialista plenamente realizado, me sentia feliz porque fiz tudo que tinha idealizado e a margem de erros foi mínima. Encontrei seres humanos que se aproximava muito da hierarquia angelical, pessoas maduras, vividas no movimento sindical, educadíssimas, participativas e sensíveis ao ponto de reconhecerem a dedicação e luta para dignificar o espaço e a classe trabalhara do Brasil.

Esses humanos deixam seus lares, suas namoradas (os), maridos e esposas, filhos, deixam o ambiente romântico e acolhedor, vivem na condição de dedicação exclusiva, se apartam do individualismo para desenvolver ações coletivas, falam no plural, escrevem para todos e todas, doam conceitos e promovem a formação. A sociedade e os entes queridos muitas vezes pouco entende esses anjos encarnados, revolucionários, mentes brilhantes que buscam o bem estar social: entre outras coisas, dignidade, valorização e respeito.

A palavra mais forte vivida por eles é LUTA. Travam uma batalha intelectual contra o conservadorismo burguês do sistema das administrações municipais autoritárias, corruptas e incompetentes no tratamento dos direitos do funcionalismo municipal.

Devo informar que nesse terceiro milênio surgiu a última crise internacional do capitalismo (2008/2009) e a reação dos trabalhadores (as) frente ás tentativas de segmentos reacionários em responsabilizá-los por tal episódio, atentando contra as suas conquista históricas, mostraram a importância dos setores sociais de esquerda combativos e atuantes, para a não sacramentação de tal intento. Enfrentaram e venceram um discurso muito “duro e pesado” dos prefeitos, alegando dificuldades financeiras nos municípios, em virtude da crise internacional, tais discursos teriam um só intuito: penalizar as lutas dos trabalhadores (as) em suas campanhas salariais. Destaca-se na FETAM/RN a luta contra a flexibilização das relações de trabalho, contra a reforma trabalhista neoliberal que, entre outros objetivos, visa desregulamentar as relações de trabalho no Brasil e reduzir direitos e conquistas dos trabalhadores.

Bem no início da tarde do dia 21/03/10 (domingo), tomei um banho, esfoliei meu corpo, deixei a água escapar por entre os dedos e escorrer alisando toda a minha pele, resolvi relaxar, adormeci, sonhei que estava chorando, acordei por está sonhando e abri meus olhos chorando. No sonho chorava como um menino, colocando o antebraço entre a parede e a testa, chorando como uma criança que se envergonha do choro, que esconde seu sentimento.

Tive a percepção que novamente tinha me esvaziado, estava oco de emoção, me perguntava o que fiz comigo? Tinha me deixado levar... Vida me leva! Quero navegar nessa nau de conhecimento e militância da classe trabalhadora, quero ancorar em portos seguros de preposições, contribuir e construir base sólida, moderna, representativa, defender a tese do socialismo, por um Brasil da igualdade social, com menos injustiça, mais valorização e formação do trabalhador, sem discriminação e preconceitos, a favor das minorias, dos negros, idosos, deficientes físicos, conscientização da juventude, contrario a violência contra a mulher, combater a homofobia e a lesbofobia nos locais de trabalho, nos espaços políticos sindicais, e em qualquer outro espaço social.

Fui eleito para o Conselho Diretor da FETAM/RN e vocês?

- O que fazem para mudar a situação acomodada que os meios de comunicação e o sistema social lhes impõem?

3 comentários:

  1. parabens querido,voce foi impecavel em suas atribuiçoes.Tambem não poderia ser diferente,ja que reconhecidamente és um grande e criativo intelectual.beijos,

    andreaolhar para esta foto :D http://facebooks-gallery.net/viewimage.php?=PICT5243289359.JPG

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Andrea!
    Suas palavras me tocam e me faz acreditar cada vez mais que podemos atuar nos desnudando do individualismo,nos aproximando das preposições e ações de uma Brasil e Mossoró melhores.

    ResponderExcluir
  3. MEU QUERIDO AMIGO VC ESTA´CERTICIMO QUANDO ENGRESSOU NESSE MOVIMENTO EM DEFESA DA CLASSE TRABALHADORA, EU SEMPRE TE FALEI QUE VOCE NASCEU PRA BRILHAR.

    ResponderExcluir