Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de março de 2010

VIVER A DOIS




O desapaixonar, quase sempre, não representa o término de um romance, na verdade ao passar o estado de paixão pode vir o desejo sereno de permanecer ao lado do outro, o que configura o segundo passo do relacionamento. Um passo mais próximo da realidade, porque a paixão nos remete a romance e, todo romance é revestido de fantasias e idealizações.

Não é sem motivo que o romance constitui o eixo dos contos de fada e, em todo conto de fada o término se dá com a conquista do ser amado, e o resto? Bem, o resto não daria uma história tão mágica, pois relacionamento está mais próximo da realidade, da qualidade de relacionar-se, interagir, trocar, onde existem duas pessoas, no caso do relacionamento afetivo-sexual, que convivem com suas diferenças e aqui não estou falando da condição de como lidam com essas diferenças, mas que há conflito e divergências é fato.

Não quero dizer que sucessivas discussões sejam marca indispensáveis dos relacionamentos, mas a relação não pode prescindir de conflitos, até mesmo, porque os relacionamentos não correspondem à fusão em um, mas a união de duas pessoas, cada uma com sua própria história de vida, formas de estar singulares, que porém, podem assemelhar-se e, é bom quando isso acontece em um relacionamento, quando duas portas se abrem para compartilhar, quando existe sintonia, planos em comum, para que cada um possa conhecer o lugar do outro, se interessar pelo mundo do outro e trocar. Esse passo configura o amadurecimento individual e, reflete na qualidade da relação, pois se abrir para relacionar-se é estar também aberto a experimentar estar com o outro e todas suas vicissitudes, esse outro a quem por algum motivo escolhi, diferente dos laços da relação familiar instituída na qual somos inseridos.

Encarar crises, saber driblar a rotina pós-moderna que descolore a vida, admitir que estar com o outro não é trabalhoso, mas demanda energia, no sentido psicanalítico, podemos chamar de catexia, que na teoria freudiana é um investimento libidinal que está na base das transformações da pulsão sexual, é energia vital. E o que é o relacionamento afetivo-sexual, senão um fluxo constante de tramas que solicitam energia criativa! Amadurecer é compreender que quem ama também encara viver sem a fantasia e o desassossego da paixão, mas com a realidade e os percalços do amor, afinal além de conviver é preciso vivenciar e, muitas vezes fazer concessões, sem, no entanto, deixar se exaurir o desejo! E aqui me refiro ao desejo no sentido de energia psíquica que nos mobiliza a realizar algo, a encontrar prazer nas coisas que realizamos e a buscar prazer nas relações que desenvolvemos, sem pressa ou pretensão, pois o movimento da busca por si só já traz uma dinamicidade para a vida!

2 comentários:

  1. Olá meu querido!
    Fico feliz que tenha vindo fazer parte do mundo da blogosfera.
    Como sempre belos pensamentos, lindas palavras.
    Parabéns seu blog está muito bonito.

    Um cheiro demorado

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Ciara!
    Adorei: um cheiro demorado...
    Outro pra vc tb gatona, saiba que vc é meu exemplo e fonte de inspiração.

    ResponderExcluir