Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Uma aula de Arte Afro-brasileira

Objetivos:

 1) Estudar a cultura afro-brasileira a partir de sua influência na obra de Mestre Didi.
 2) Produzir uma obra a partir de um conto, utilizando os mesmos materiais propostos pelo artista. 

Comentários:

 A Lei nº 10.639 de 2003 obriga os professores a trabalharem a cultura afro-brasileira em sala-de-aula. Com essa aula, será possível unir história oral e cultura material africanas, e sua influência nas obras de um dos artistas brasileiros mais importantes, Mestre Didi. Material: O texto http://educacao.uol.com.br/artes/arte-afro-brasileira-mestre-didi, é um ótimo ponto de partida para essa aula.

 Para a execução da obra:

- palha - búzios
- fitas coloridas
- miçangas coloridas
- papel cartão de várias cores
- retalhos de tecidos coloridos
- argila ou massa de modelar
- cola quente.

 Estratégia:

 1) Leitura e interpretação do texto.
2) Leitura e interpretação de obras de arte de Mestre Didi.
3) Leitura de contos africanos. Atividade: A partir da interpretação de uma história contada oralmente, os alunos devem esboçar um desenho que represente um personagem ou elementos da história narrada. A seguir, tendo como base o esboço, compor a escultura. É importante que o professor ajude os alunos a se familiarizarem com os materiais, especialmente a palha, propor que os alunos encontrem soluções para que ela fique firme, por exemplo, apoiando-a numa estrutura feita com argila ou papel cartão. A estrutura da escultura deve ser de palha, de modo que, assim que estiver pronta, ornamentar com búzios, miçangas, papel colorido etc., para que represente o personagem ou elemento da narrativa. Apresentação dos trabalhos.

Sugestões:
1) Interdisciplinaridade com Geografia, Português e História.
2) Os alunos podem pesquisar contos africanos.
3) Com crianças menores, é possível propor a construção de uma escultura em grupos, ou ainda, propor a confecção de bonecos, para encenar o conto.

 Por Valéria peixoto de Alencar
é historiadora formada pela USP e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livro Arte-educação: experiências, questões e possibilidades (Editora Expressão e Arte).

Nenhum comentário:

Postar um comentário