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segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Arte e Tecnologia na Educação.


Gravura em Luz: Paola Azevedo.
Considero imprescindível nos dias atuais um re-pensar os métodos aplicados na educação nessa sociedade pós-moderna, onde a tecnologia faz parte do dia-a-dia de professores e principalmente alunos. Sabemos porém, que na grande maioria das escolas professores ainda agem como seres que trazem o conhecimento àqueles que estão ali somente para recebê-lo. Acredito que a falta de preparação do professor para usar os recursos tecnológicos disponíveis é o grande agravante da não prática das tecnologias em sala de aula.

O professor tem sede de conhecimento, necessita de cursos de reciclagem, contato com as tecnologias e arte para aprender a aprender pensar em educar usando os recursos tecnólogicos disponíveis. Sabemos que grande parte das escolas não possuem nem sequer um aparelho de DVD ou CD player, mas sabemos também que as que possuem inclusive laboratórios de informática. Esses espaços vivem no esquecimento. Alguns professores olham para sala de informática como se fosse um alienígena. Essa reação é fruto do despreparo e da época em que esses professores foram educados e formados, isso reforça a importãncia de reciclar conhecimentos sempre.
 Através da arte podemos encontrar formas de fazer nossos alunos interagirem de forma mais sedutora e curiosa com os assuntos que desejamos ensinar. Ensinar usando a arte como instrumento sempre pode geram bons resultados. Os adolescentes possuem hoje uma carga imensa de informações, mas não conseguem organizá-las, esse é o memento em que entra o professor como o mediador de todo esse conhecimento. Podemos trabalhar por exemplo a descrição através de uma quadro de Dali ou outro artista qulquer, podemos usar a internet para fazer uma viagem cultural em todas as disciplinas, despertar a sede de curtura nos nossos alunos é uma tarefa de extrema importãncia, eu diria que é uma missão, provocar a curiosidade, proporcionar organização de informações, usar o que esses alunos sabem para mostrarmos que podemos somar conhecimento e sabedoria.
Os projetos de visitas a museus e exposições devem ser frequentes e de uma forma responsável, levar anteriormente para a sala de aula informações que desperte a vontade do educando de experimentar o novo.
 Nós, educadores desse presente repleto de tecnologias, precisamos experimentar todos os recursos que estiverem disponíveis, criar, inventar, re-inventar a forma de ensinar, fazendo do ambiente escolar um espaço onde o aluno sinta-se evoluindo a cada dia, e cada um desses dias seja um novo acontecimento, uma nova descoberta para o mundo pós-moderno impregnado de tecnologias.
Fonte: arte-e-tecnologia-na-educao.html

APRENDER ARTE...PARA REFLETIR!


Aprender arte começa pela informação sobre a diversidade da produção artística, e, dependendo da natureza da informação, aprender arte também pode ser uma maneira de se transformar. Se, por exemplo, aprendemos o nome e a obra de um grande pintor, estamos apenas colhendo uma informação que pode ser útil e às vezes necessária, mas tal informação em nada nos transforma. Porém, se fazemos o esboço de um desenho, estabelecendo uma cuidadosa relação entre o que produzimos e esboços dos desenhos de um pintor especial que aprendemos a admirar, essa tarefa nos transformou.

Tentar fazer uma obra de arte é gostoso, distrai e é interessante,mas buscar em nossas tímidas iniciativas os limites "do que temos a aprender" nos faz uma pessoa diferente do que éramos. Isso vale para o esboço de um desenho, para a acuidade com que se ouve uma música etc.
Fonte:  Arte e Didática, 
coleção como bem ensinar, 
Ed. Vozes. 2012.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

CAMPANHA DOE SEU SALÁRIO E TRABALHE POR AMOR.



AULA DE MATEMÁTICA

Hoje vou brincar de professor de matemática. Vou passar alguns problemas para vocês resolverem.
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Problema nº1

Um professor trabalha 5 horas diárias, 5 salas com 40 alunos cada. Quantos alunos ele atenderá por dia?

Resposta: 200 alunos dia.
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Se considerarmos 22 dias úteis. Quantos alunos ele atenderá por Mês?

Resposta: 4.400 alunos por mês.
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Consideremos que nenhum aluno faltou (hahaha) e, que em cada um deles, resolveram pagar ao professor com o dinheiro da pipoca do lanche: 0,80 centavos, diárias. Quanto é a fatura do professor por dia?

R: 160,00 reais diários.
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Se considerarmos 22 dias úteis. Quanto é faturamento mensal do mesmo professor?

R: Final do mês ele terá a faturado R$ 3.520,00.
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Problema nº2
O piso salarial é 1.187 reais, para o professor atender 4.400 alunos mensais. Quanto o professor fatura por cada atendimento?

Resposta: aproximadamente 0,27 mensais

(vixe, acham que valemos menos que o pacote de pipoca)... continuando os exercícios...
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Problema nº3

Um professor de padrão de vida simples,solteiro e numa cidade do interior, em atividade, tem as seguintes despesas mensais fixas e variáveis :

Sindicato: R$12,00reais
Aluguel: R$350,00reais (pra não viver confortável)

Água/energia elétrica: R$100,00 reais (usando o mínimo)
Acesso à internet: R$60,00 reais

Telefone: R$30,00 reais (com restrições de ligações)
Instituto de previdência: R$150,00 reais

Cesta básica: R$500,00 reais

Transporte: sem dinheiro

Roupas: promocionais

Quanto um professor gasta em um mês?

Total das despesas: R$1202,00
Qual o saldo mensal de um professor?

Saldo mensal: R$1187,00 - 1202= -15 reais, passando necessidades
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Agora eu te pergunto:
- Que dinheiro o professor terá para seu fim de semana?


- Quanto o professor poderá gastar com estudos, livros, revistas, etc.


- Quanto vale o trabalho de um professor??


- Isso é bom para o aluno???


- Isso é bom para a educação pública do Brasil??
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Agora olhem a pérola que o Sr. Governador do Ceará disse:

"Quem quiser dar aula faça isso por gosto, e não pelo salário.
Se quiser ganhar melhor, peça demissão e vá para o ensino privado"


Cid Gomes - Governador do Ceará
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SE VOCÊ ACHA QUE O GOVERNADOR DEVE ABRIR MÃO DE SEU SALÁRIO E GOVERNAR POR AMOR, PASSE PARA A FRENTE!.

CAMPANHA

"Cid, doe seu SALÁRIO e governe por

AMOR !"
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Vamos espalhar isso aos 4 ventos e aumentar a campanha:

DEPUTADOS FEDERAIS E ESTADUAIS, MINISTROS, DOEM SEUS SALÁRIOS E TRABALHEM POR AMOR!

Att.
Eduardo S. Bongiolo

Acadêmico de Engenharia Ambiental - Unesc
Coordenador de talentos AIESEC em Criciúma

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Projeto Prévia Carnavalesca


Não resisti! Tinha prometido não mais me envolver, fiquei decepcionado, amargurado, desconfiado de tudo, não adiantou... aos 40anos sei que Deus exige de mim um destino luminoso. Nessa minha jornada grampeio 2 nomes no meu coração: a Fofa e Ciara dois anjos de luz que irradia paz, amor e sabedoria. Hoje me entreguei a uma nova escola: aconchegante, me apaixonei e aí está o primeiro projeto de carnaval nos moldes educacional.

JUSTIFICATIVA
           
            Segundo o site do Brasil Escola, o carnaval chegou ao Brasil em meados do século XVII, sob influência das festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em alguns países, como a França, o carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos, ou seja, os carnavalescos usavam máscaras e fantasias e saíam pelas ruas comemorando.
            Certos personagens têm origem européia, mas mesmo assim foram incorporados ao carnaval brasileiro como, por exemplo, rei momo, pierrô, colombina.
            O carnaval é um dos períodos mais esperados do ano. Época em que as diferentes culturas de nosso país se reúnem para dias de folia. É uma festa comemorada em todo o país. Porém no contexto escolar é elucidativo informar que nesse período, devido ao grande fluxo de veículos nas rodovias é preciso ter atenção redobrada no transito. O consumo de bebidas alcoólicas e a falta de atenção nas rodovias são os principais responsáveis pelos acidentes durante o carnaval, preocupa-se também com a grande quantidade de lixo produzido durante os dias de folia. Garrafas plásticas, latas e outros materiais, entopem os bueiros e conseqüentemente aumentam os riscos de enchentes. Por vezes, até os rios e mares também são usados como depósito lixo, causando poluição e prejudicando diretamente a biodiversidade aquática. Diminuir a produção de lixo e dispensá-lo sempre em lixeiras e evitar os excessos são algumas dicas para um carnaval mais consciente.
            São dias de muita alegria e agitação, mas nunca é demais lembrar à importância de proteção a saúde e, diante disso, é preciso estimular e motivar nossos alunos ao conhecimento e reconhecimento da cultura de nosso país de maneira a vivenciá-las de forma saudável, com responsabilidade, interagindo com respeito às diferenças e com o seu próprio corpo.
            Ressaltando a importância desse Projeto é que o tema central CARNAVAL está intimamente relacionado com as experiências culturais dos nossos alunos é que os eixos temáticos acima descritos abrigam a possibilidade de integrar uma grande variedade de disciplinas o qual seja que o tema apresentado no momento é mais apropriado para ser estudado na escola do que nas ruas.

OBJETIVO GERAL

·         Conhecer o carnaval como elemento da cultura brasileira e reconhecer a possibilidade de vivenciar de maneira saudável, com respeito ao corpo e a vida individual e coletiva.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Resgatar culturas e tradições esquecidas das folias de carnaval;
·         Analisar o comportamento dos foliões do passado comparando com os de hoje;
·         Despertar a curiosidade em relação à história do carnaval;
·         Despertar o interesse da vivência saudável no período de carnaval;
·         Reconhecer que diversão não é confusão;
·         Reconhecer que podemos nos divertir sem uso de álcool e/ou drogas.

RECURSOS

ü 08 pedaços de 5mt de plástico risolene ou TNT cores variadas (decoração da quadra);
ü 08 Cartolinas guache cores variadas;
ü Papel cartão (existente na escola para confeccionar as mascaras);
ü Gliter, lantejoulas e brocal dourado, vermelho, amarelo, verde, azul e preto;
ü CDs com música de carnal (Marchinhas);
ü Pesquisa sobre a origem do carnaval;
ü Maquina fotográfica;
ü Papel ofício
ü Filmadora
ü Xerox de letra de marchinhas;
ü Cola;
ü Tesouras;
ü Lápis hidrocor;
ü Revistas usadas;
ü Som de excelente qualidade;
ü Lanche para alunos.

ESTRATÉGIA

Ø  Aulas expositivas sobre o comportamento saudável no carnaval;
Ø  Pesquisar a história do carnaval;
Ø   Realizar um concurso de máscaras e rainha do previa carnavalesca estudantil;
Ø  Realizar leituras e interpretação cantada das marchinhas de carnal;
Ø  Elaborar um mural informativo.

CULMINÂNCIA

            Acontecerá na quadra da escola no dia 17 de fevereiro dás 8h ás 11h com a escolha da rainha e apresentação das mascaras por turmas, deixando livre a movimentação dançante, o uso de máscaras e fantasias por parte dos alunos e alunas, sendo supervisionados e orientados pelos professores da escola. 

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

ABRA O OLHO SERVIDOR PMM.



Pelo Blog de Carlos Santos.
A prefeita Fátima Rosado (DEM) não cumpriu com a palavra empenhada e frustrou os servidores que esperam pelo pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Essa é a conclusão a que chegou a direção do Sindicato dos Servidores do Município (SINDISERPUM).
Havia promessa da prefeita de que, após a conclusão dos cálculos, não colocaria obstáculos para que o município realizasse o desembolso.
“A prefeita prometeu que logo que os valores fossem feitos pela Justiça Trabalhista iria pedir a revisão dos cálculos para que o pagamento pudesse ser feito o mais rápido possível. Ela fez a revisão em 5 dias, mas apenas para questionar os valores, para botar dificuldades”, destaca Marilda Sousa, presidenta do Sindicato.
Na realidade, a prefeita não cumpriu sequer com o compromisso de receber a diretoria do sindicato para discutir a questão. Os dirigentes sindicais foram recebidos por uma comissão formada pelo procurador-geral do município, Olavo Hamilton; pelo chefe de Gabinete, Gustavo Rosado (PV); por Jaqueline Amaral e pelo secretário municipal da Cidadania, Chico Carlos (PV).

“A prefeitura está alegando que os valores estão elevados, que o juiz teria utilizado juros acima daqueles praticados no mercado. Na realidade, são apenas desculpas para não pagar. Não há mais nenhuma pendência jurídica. Falta apenas vontade política”, dispara Marilda Sousa.
Em assembleia realizada na tarde desta terça-feira, 20/9, os servidores decidiram que vão realizar paradas de advertência. A primeira delas acontecerá dia 11 de outubro. Será uma parada geral. O início se dará às 8h, com concentração na sede administrativa do SINDISERPUM. Em seguida, eles sairão em passeata até a prefeitura, onde será realizado ato público. Depois, os trabalhadores irão até a Câmara Municipal.
A segunda parada acontecerá dia 16 de novembro. A programação será idêntica a do dia 11 de outubro.
Com informações do Sindiserpum.
Nota do Blog de Carlos Santos – Hoje à tarde eu acompanhei ao vivo e em cores parte considerável da assembleia do Sindiserpum. Houve quem tentasse bloqueio das contas da prefeitura, pela via judicial, para cumprimento dessa aspiração. A sugestão não foi acatada. A própria diretoria se colocou contra, revelando maturidade.
Valeu o bom senso da luta pacífica, equilibrada e técnica.
Agora, será interessante saber como será o comportamento desse servidor no próximo ano, durante a campanha municipal.
Continuarão revoltados ou vão voltar a ser os carneirinhos arrebanhados de sempre?
Continuo achando que alguns políticos não merecem o crédito que o jogo do bicho possui. Prefiro o decente jogo do bicho. Vale o que está escrito. A palavra empenhada.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

NOTA DE PESAR.



Seu Neném do Baião e o Trio Pé de Serra.
Eu tava na frente conduzindo no Forró itinerante no MCJ 2005. 

          Mossoró perdeu na madrugada de hoje (8), aos 70 anos, o autêntico artista nordestino, o músico Edmundo Maria do Nascimento, mais conhecido como “Neném do Baião”. De acordo com os familiares, após ser submetido a uma cirurgia na garganta há alguns meses atrás, a artista ficou com estado de saúde debilitado, interrompendo inclusive a realização de apresentações com trio pé de serra. Entretanto, a causa da morte relata pelos médicos foi um infarto.

           O corpo de “Neném do Baião” foi velado na residência do artista e em seguida foi sepultado na tarde de ontem no Cemitério São Sebastião. O artista deixa viúva, dois filhos, seis netos e quatros bisnetos. “Neném do Baião” também foi integrante da Orquestra Sanfônica Otaviano Pinto nos anos de 1999 e 2000. Para o maestro da Orquestra Sanfônica de Mossoró, Cláudio Henrique de Araújo, “Neném do Baião” é patrimônio cultura da cidade. “Sem dúvidas, é uma das figuras mais relevantes e expressivas da arte folclórico-musical mossoroense”, diz Cláudio Henrique.


Tive o privilégio de conviver com Neném quando eu era um dos produtores do Mossoró Cidade Junina de 2000 a 2007, sempre humano e humilde dava atenção a todos que paravam para escuta-lo..


DEUS SALVE NENÉM DO BAIÃO!.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Entre o maior e o menor, o melhor e o pior algumas perguntas e respostas para refletir.



O maior obstáculo? - Medo...
O maior erro? - Abandonar-se...
A raiz de todos os males? -Egoísmo...
A distração mais bela? - Trabalho....
A pior derrota? - Desalento...
Os maiores professores? - Crianças...
A primeira necessidade? - Comunicar-se...
De mais feliz a fazer? - Ser útil aos demais...
O maior mistério? - A morte...
O pior defeito? - O mau humor...
A pessoa mais perigosa? - A mentirosa...
O sentimento mais ruim? - O rancor...
O presente mais belo? - O perdão...
O mais imprescindível? - Orar...
O caminho mais rápido? - O correto...
A sensação mais agradável? - A paz interior...
A expressão mais eficaz? - O sorriso...
O maior remédio? - O otimismo...
A maior satisfação? - O dever cumprido...
A força mais potente do universo? - A fé...
As pessoas mais necessárias? - Os pais...
A coisa mais bela de todas? - O AMOR...
Presente de alunas do Ensino Médio: Silvanete  e Sandra.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

13º SALÁRIO É UMA ENGANAÇÃO!


13º Salário NUNCA Existiu...


Nunca tinha pensando sobre este aspecto. 
Brilhante, de fato! 

Os trabalhadores ingleses recebem os ordenados semanalmente! 
Mas há sempre uma razão para as coisas e os trabalhadores ingleses, membros de uma sociedade mais amadurecida e crítica do que a nossa, 
não fazem nada por acaso! 


Ora bem, cá está um exemplo aritmético simples que não 
exige altos conhecimentos de Matemática, mas talvez 
necessite de conhecimentos médios de desmontagem de 
retórica enganosa. 

Lembrando que o 13º no Brasil foi uma inovação de Getúlio Vargas, 
o “pai dos pobres” e que nenhum governo depois do dele mexeu nisso. 


Porquê? Porque o 13º salário não existe. 


O 13º salário é uma das mais escandalosas de todas 
as mentiras dos donos do poder, quer se intitulem “capitalistas” 
ou “socialistas”, e é justamente aquela que os trabalhadores 
mais acreditam. 

Suponhamos que você ganha R$ 700,00 por mês. 
Multiplicando-se esse salário por 12 meses, você recebe 
um total de R$ 8.400,00 por um ano de doze meses. 

R$ 700,00 X 12 = R$ 8.400,00 



Em Dezembro, o generoso governo manda então pagar-lhe 
o conhecido 13º salário. 

R$ 8.400,00 + 13º salário = R$ 9.100,00 

R$ 8.400,00 (Salário anual) 
+ R$ 700,00 (13º salário) 
= R$ 9.100,00 (Salário anual mais o 13º salário) 

... e o trabalhador vai para casa todo feliz com o 
governo que mandou o patrão pagar o 13º. 

Façamos agora um rápido cálculo aritmético:

Se o trabalhador recebe R$ 700,00 mês e o mês tem 4 semanas, 
significa que ganha por semana R$ 175,00. 

R$ 700,00 (Salário mensal) 
dividido por 4 (semanas do mês) 
= R$ 175,00 (Salário semanal) 

O ano tem 52 semanas (confira no calendário se tens dúvida!). 
Se multiplicarmos R$ 175,00 (Salário semanal) 
por 52 (número de semanas anuais) o resultado será R$ 9.100,00. 

R$ 175,00 (Salário semanal) 
X 52 (número de semanas anuais) 
= R$ 9.100,00 

O resultado acima é o mesmo valor do Salário anual mais o 13º salário
Surpresa!!
Onde está, portanto, o 13º Salário? 

A resposta é que o governo, que faz as leis, lhe rouba uma 
parte do salário durante todo o ano, pela simples razão de 
que há meses com 30 dias, outros com 31 e também meses 
com quatro ou cinco semanas (ainda assim, apesar de cinco 
semanas o governo só manda o patrão pagar quatro semanas) 
o salário é o mesmo tenha o mês 30 ou 31 dias, quatro ou 
cinco semanas. 

No final do ano o generoso governo presenteia o trabalhador 
com um 13º salário, cujo dinheiro saiu do próprio bolso do trabalhador. 

Se o governo retirar o 13º salário dos trabalhadores da função pública, 
o roubo é duplo. 

Daí que não existe nenhum 13º salário. O governo apenas manda 
o patrão devolver o que sorrateiramente foi tirado do salário anual. 

Conclusão: Os Trabalhadores recebem o que já trabalharam 
e não um adicional.

13º NÃO É PRÊMIO, NEM GENTILEZA, NEM CONCESSÃO. 
É SIMPLES PAGAMENTO PELO TEMPO TRABALHADO NO ANO!

TRABALHE PELA CIDADANIA!
CIRCULE ISSO!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

City Tour por Mossoró.

Cheguei a Mossoró em maio de 1999. Desembarquei do ônibus viação Nordeste no Alto do São Manoel. Olhei para todos os lados com a intenção de me ambientalizar, era noite, estava sozinho, um pouco tenebroso por está em uma cidade diferente da minha Natal e minha única bagagem era uma caixa grande de livros, uma mala grande roupas e uma bicicleta. Tinha um único motivo de aqui morar, ou seja, vim exercer minha profissão, fui classificado no concurso público para Professor de Arte na Rede Municipal de Ensino. Decorridos cinco após a chegada a Prefeita na época Rosalba Carline me convidou para assumir a Direção artística da Estação das Artes, foi um momento muito feliz da minha vida, produzi vernissages (a 1ª exposição de um artista plástico), exposição de livros, Mostras de teatro, música e dança no auditório Eliseu Ventania, registrei tudo no livro de visita, nas minhas memórias e no meu Curriculum. Hoje a caixa se transformou em casa, os livros em biblioteca, a mala em experiências de vida amadurecidas e a bike em bens duráveis de locomoção.
         Abaixo as fotos da cidade que vi crescer e se transformar em especial para os meus alunos de Economia do RN.



Palácio da Resistência
 Gabinete da Administração Municipal de Mossoró
Mossoró é um município do nordeste brasileiro, segundo mais populoso do Estado do Rio Grande do Norte, fica a 285  km da capital Natal. Localizada às margens do Rio Apodi-Mossoró, na região do Oeste potiguar.


Principal município da Costa Branca Potiguar, de acordo com IBGE  no ano de 2010, possui uma população de 259.886 habitantes, o qual a coloca como a décima nona maior da Região Nordeste e está entre as cem maiores do Brasil, numa região de transição entre litoral e sertão a 42 km da costa marítima.


Ponte de ferro que passa sobre o Rio Apodi-Mossoró: Antiga linha férrea que transligava Mossoró à Souza – PB.



Debaixo desta ponte, populares encontraram Jararaca (cangaceiro do bando de Lampião), baleado, agonizando, em dores às margens do rio.





Localizada entre as capitais Natal e Fortaleza, às quais é ligada pela BR-304, Mossoró é uma das principais cidades do interior nordestino, e atualmente vive um intenso crescimento econômico e de infraestrutura, considerada uma cidade de médio porte  das brasileiras mais atraentes para investimentos do país.O município é o maior produtor em terra de petróleo no país como também, de sal marinho.

Reduto cultural, o município historicamente marca seu orgulho pelos acontecimentos do passado como “Motim das Mulheres”, pelo “Primeiro voto feminino do país”, por ter libertado seus escravos cinco anos antes da Lei Áurea, sem falar da resistência ao bando de Lampião. O município foi desmembrado de Assú em 1852 e tinha o nome de Vila de santa Luzia de Mossoró. Hoje, conhecida como a “Capital do Oeste” Porter se destacado das demais na região do Oeste Potiguar, destaca-se também o turismo de negócios.
Imagem aérea do Mossoró Cidade Junina

Imagem aérea do Teatro Muncipal Dix-Huit Rosado





O Teatro Dix-Huit Rosado trouxe mais entretenimento para a cidade e conta em sua estrutura com o que há de mais moderno. Sua capacidade é para 740 lugares.


O monumento situado na Av. Rio Branco no corredor Cultural entre a Estação das Artes Elizeu Ventania e o Memorial da Resistência. Zona central de nossa cidade.












Uma gigante obra da arquitetônica! Que nos oferece com muito conforto cultura, diversão e arte.





Av. João da Escóssia (famosa avenida do shopping).


A João da Escóssia sempre teve sua importância como Avenida de Mossoró. Hoje, maior é a nossa necessidade dela, para nos levar ao Mossoró West Shopping, a faculdade UNP, ao Atacadão e por nos ligar a outros bairros da região oeste da cidade.





Ao meio da Praça da Redenção, podemos ver a Estátua da Liberdade, e bem adiante na mesma imagem vemos a Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte. Situada no antigo prédio da Escola Técnica de Comércio União Caixeiral, tombado para o Patrimônio Público Municipal.











Nesta mesma praça, podemos encontrar uma estátua em bronze do mais ilustre leitor, escritor e poeta: jornalista Dorian Jorge Freire.



 Lateral da Capela de São Vicente – Centro da Cidade.

A Capela de São Vicente é um marco histórico de nossa cidade. Entre outras trincheiras, foi lá onde soldados combateram o bando de lampião quando esse adentraram em nosso terra no propósito de tomar a cidade.





Cena de “Chuva de bala no país de Mossoró”.

No patamar da capela se realiza todo ano uma encenação teatral.






Padroeira de Mossoró, Santa Luzia tem sua história contada em cena teatrais da peça “O Oratório de santa Luzia” encenado no patamar da Catedral durante os festejos alusivos à Santa, sempre de 3 a 13 de dezembro. A grande festa se encerra com uma tradicional procissão.





Cena da peça teatral "O Oratório de Santa Luzia".


 Memorial da Resistência de Mossoró.



O Memorial tem atraído muitos interessados na história e foi idealizado justamente com esse fins.






Imagem externa “Museu do Memorial da Resistência”, situado no segundo piso (1º andar) da loja de conveniência do ambiente.







O Museu conta em painéis ilustrados e iluminados o que passou aqui quando o bando de Lampião decidiu tomar a cidade.
O Memorial da Resistência está dentro do Corredor Cultural.






Na mesma praça, atualmente, podemos também testemunhar no final das tardes um belíssimo trabalho de voluntários que se dedicam a ensinar música para crianças e adolescente, geralmente o instrumento é o violão.






Imagem noturna do painel frontal do Memorial da Resistência, em baixo a loja de conveniência “O Cafezal”.



 A Estação das Artes “Eliseu Ventania”.









O antigo prédio do Sistema Ferroviário Federal, foi recuperado com a parceria da Petrobrás que foi contemplada com o espaço para o Museu do Petróleo.



 A estação das artes “Eliseu Ventania” é um prédio em que acontece a maioria das festas e eventos da cidade de Mossoró, no Estado do RN. Também é parte do chamado “Corredor Cultural de Mossoró, que envolve as atrações da Avenida Rio Branco – centro.






O nome do prédio é homenagem a Eliseu Ventania, falecido em 1997, importante compositor e violeiro do RN e ainda, dentro da Estação são homenageados outras personalidades importantes da cultura brasileira, tendo em cada uma das salas batizadas com o nome de um homenageado, na Galeria de Arte no piso superior temos a homenagem à Marieta Lima artista plástica de Mossoró.



 O Ginásio Pedro Ciarline está para Mossoró assim como o Coliseu está para Roma.

O Ginásio foi inaugurado no final de 2004 com o show de Ivete Sangalo, eu estava lá. É um dos mais modernos e bem estruturados dopais. Capacidade para um público de 4.500 pessoas. Palco de grandes eventos esportivos, o ginásio já recebeu competições de níveis nacionais e internacionais do futsal.
Só pra lembrar... o futsal brasileiro já enfrentou neste ginásio a seleção holandesa e a croata.

Imagem aérea da cidade anoitecendo!

Mossoró tem se desenvolvido significativamente no campo imobiliário. Esse avanço tem trazido opções de moradias para pessoas da classe média, alta e muitos imigrantes de outras cidades que optam por vir viver aqui.



 De cima vemos as pontes sobre o Rio Mossoró interligando o grande Alto do São Manoel ao centro.


 Mossoró verticalizada!

 Lindo entardecer no céu que encobre Mossoró.

 Paróquia de São José.

É o local ponto de encontro de famílias de vários bairros de Mossoró que participam das missas sentadas em calçadas espalhadas em volta da igreja. O que mais toca o coração é a lição de amor que a paróquia guarda em suas paredes. A paróquia administra o “Abrigo de Idosos Amantino Câmara”. Além disso, coordena o “Projeto Esperança” que capacita cerca de 400 jovens e crianças através de aulas de informática, capoeira, jiu-jitsu, tae kwon-do, flauta e formação religiosa. Tudo a partir de trabalho voluntário e com doações obtidas, ajudando a despertar vocações e até talentos musicais.