Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

City Tour por Mossoró.

Cheguei a Mossoró em maio de 1999. Desembarquei do ônibus viação Nordeste no Alto do São Manoel. Olhei para todos os lados com a intenção de me ambientalizar, era noite, estava sozinho, um pouco tenebroso por está em uma cidade diferente da minha Natal e minha única bagagem era uma caixa grande de livros, uma mala grande roupas e uma bicicleta. Tinha um único motivo de aqui morar, ou seja, vim exercer minha profissão, fui classificado no concurso público para Professor de Arte na Rede Municipal de Ensino. Decorridos cinco após a chegada a Prefeita na época Rosalba Carline me convidou para assumir a Direção artística da Estação das Artes, foi um momento muito feliz da minha vida, produzi vernissages (a 1ª exposição de um artista plástico), exposição de livros, Mostras de teatro, música e dança no auditório Eliseu Ventania, registrei tudo no livro de visita, nas minhas memórias e no meu Curriculum. Hoje a caixa se transformou em casa, os livros em biblioteca, a mala em experiências de vida amadurecidas e a bike em bens duráveis de locomoção.
         Abaixo as fotos da cidade que vi crescer e se transformar em especial para os meus alunos de Economia do RN.



Palácio da Resistência
 Gabinete da Administração Municipal de Mossoró
Mossoró é um município do nordeste brasileiro, segundo mais populoso do Estado do Rio Grande do Norte, fica a 285  km da capital Natal. Localizada às margens do Rio Apodi-Mossoró, na região do Oeste potiguar.


Principal município da Costa Branca Potiguar, de acordo com IBGE  no ano de 2010, possui uma população de 259.886 habitantes, o qual a coloca como a décima nona maior da Região Nordeste e está entre as cem maiores do Brasil, numa região de transição entre litoral e sertão a 42 km da costa marítima.


Ponte de ferro que passa sobre o Rio Apodi-Mossoró: Antiga linha férrea que transligava Mossoró à Souza – PB.



Debaixo desta ponte, populares encontraram Jararaca (cangaceiro do bando de Lampião), baleado, agonizando, em dores às margens do rio.





Localizada entre as capitais Natal e Fortaleza, às quais é ligada pela BR-304, Mossoró é uma das principais cidades do interior nordestino, e atualmente vive um intenso crescimento econômico e de infraestrutura, considerada uma cidade de médio porte  das brasileiras mais atraentes para investimentos do país.O município é o maior produtor em terra de petróleo no país como também, de sal marinho.

Reduto cultural, o município historicamente marca seu orgulho pelos acontecimentos do passado como “Motim das Mulheres”, pelo “Primeiro voto feminino do país”, por ter libertado seus escravos cinco anos antes da Lei Áurea, sem falar da resistência ao bando de Lampião. O município foi desmembrado de Assú em 1852 e tinha o nome de Vila de santa Luzia de Mossoró. Hoje, conhecida como a “Capital do Oeste” Porter se destacado das demais na região do Oeste Potiguar, destaca-se também o turismo de negócios.
Imagem aérea do Mossoró Cidade Junina

Imagem aérea do Teatro Muncipal Dix-Huit Rosado





O Teatro Dix-Huit Rosado trouxe mais entretenimento para a cidade e conta em sua estrutura com o que há de mais moderno. Sua capacidade é para 740 lugares.


O monumento situado na Av. Rio Branco no corredor Cultural entre a Estação das Artes Elizeu Ventania e o Memorial da Resistência. Zona central de nossa cidade.












Uma gigante obra da arquitetônica! Que nos oferece com muito conforto cultura, diversão e arte.





Av. João da Escóssia (famosa avenida do shopping).


A João da Escóssia sempre teve sua importância como Avenida de Mossoró. Hoje, maior é a nossa necessidade dela, para nos levar ao Mossoró West Shopping, a faculdade UNP, ao Atacadão e por nos ligar a outros bairros da região oeste da cidade.





Ao meio da Praça da Redenção, podemos ver a Estátua da Liberdade, e bem adiante na mesma imagem vemos a Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte. Situada no antigo prédio da Escola Técnica de Comércio União Caixeiral, tombado para o Patrimônio Público Municipal.











Nesta mesma praça, podemos encontrar uma estátua em bronze do mais ilustre leitor, escritor e poeta: jornalista Dorian Jorge Freire.



 Lateral da Capela de São Vicente – Centro da Cidade.

A Capela de São Vicente é um marco histórico de nossa cidade. Entre outras trincheiras, foi lá onde soldados combateram o bando de lampião quando esse adentraram em nosso terra no propósito de tomar a cidade.





Cena de “Chuva de bala no país de Mossoró”.

No patamar da capela se realiza todo ano uma encenação teatral.






Padroeira de Mossoró, Santa Luzia tem sua história contada em cena teatrais da peça “O Oratório de santa Luzia” encenado no patamar da Catedral durante os festejos alusivos à Santa, sempre de 3 a 13 de dezembro. A grande festa se encerra com uma tradicional procissão.





Cena da peça teatral "O Oratório de Santa Luzia".


 Memorial da Resistência de Mossoró.



O Memorial tem atraído muitos interessados na história e foi idealizado justamente com esse fins.






Imagem externa “Museu do Memorial da Resistência”, situado no segundo piso (1º andar) da loja de conveniência do ambiente.







O Museu conta em painéis ilustrados e iluminados o que passou aqui quando o bando de Lampião decidiu tomar a cidade.
O Memorial da Resistência está dentro do Corredor Cultural.






Na mesma praça, atualmente, podemos também testemunhar no final das tardes um belíssimo trabalho de voluntários que se dedicam a ensinar música para crianças e adolescente, geralmente o instrumento é o violão.






Imagem noturna do painel frontal do Memorial da Resistência, em baixo a loja de conveniência “O Cafezal”.



 A Estação das Artes “Eliseu Ventania”.









O antigo prédio do Sistema Ferroviário Federal, foi recuperado com a parceria da Petrobrás que foi contemplada com o espaço para o Museu do Petróleo.



 A estação das artes “Eliseu Ventania” é um prédio em que acontece a maioria das festas e eventos da cidade de Mossoró, no Estado do RN. Também é parte do chamado “Corredor Cultural de Mossoró, que envolve as atrações da Avenida Rio Branco – centro.






O nome do prédio é homenagem a Eliseu Ventania, falecido em 1997, importante compositor e violeiro do RN e ainda, dentro da Estação são homenageados outras personalidades importantes da cultura brasileira, tendo em cada uma das salas batizadas com o nome de um homenageado, na Galeria de Arte no piso superior temos a homenagem à Marieta Lima artista plástica de Mossoró.



 O Ginásio Pedro Ciarline está para Mossoró assim como o Coliseu está para Roma.

O Ginásio foi inaugurado no final de 2004 com o show de Ivete Sangalo, eu estava lá. É um dos mais modernos e bem estruturados dopais. Capacidade para um público de 4.500 pessoas. Palco de grandes eventos esportivos, o ginásio já recebeu competições de níveis nacionais e internacionais do futsal.
Só pra lembrar... o futsal brasileiro já enfrentou neste ginásio a seleção holandesa e a croata.

Imagem aérea da cidade anoitecendo!

Mossoró tem se desenvolvido significativamente no campo imobiliário. Esse avanço tem trazido opções de moradias para pessoas da classe média, alta e muitos imigrantes de outras cidades que optam por vir viver aqui.



 De cima vemos as pontes sobre o Rio Mossoró interligando o grande Alto do São Manoel ao centro.


 Mossoró verticalizada!

 Lindo entardecer no céu que encobre Mossoró.

 Paróquia de São José.

É o local ponto de encontro de famílias de vários bairros de Mossoró que participam das missas sentadas em calçadas espalhadas em volta da igreja. O que mais toca o coração é a lição de amor que a paróquia guarda em suas paredes. A paróquia administra o “Abrigo de Idosos Amantino Câmara”. Além disso, coordena o “Projeto Esperança” que capacita cerca de 400 jovens e crianças através de aulas de informática, capoeira, jiu-jitsu, tae kwon-do, flauta e formação religiosa. Tudo a partir de trabalho voluntário e com doações obtidas, ajudando a despertar vocações e até talentos musicais.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário