Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de maio de 2011

O QUE É ARTE?

Responde a Professora Dr. Ana Mae Barbosa.


Quando me perguntam o que é Arte, fico tentada a responder com o silêncio. É possível definir Arte?Arthur Danto, filósofo americano, diz que Arte se caracteriza pela impossibilidade de definição. É como tentar definir o amarelo. Você oferece metáforas, mas não definições do amarelo. O caráter de linguagem “presentacional” da Arte torna difícil defini-la em outra linguagem como a discursiva ou a científica. Mas os milhões de livros sobre Arte, de um modo ou de outro, buscam defini-la.


Cada definição depende do ideário do teórico que a formula e da época que testemunha a formulação. Arte como emoção satisfez os românticos, Arte como intuição deu a Benedetto Croce um lugar na história das definições de Arte. Os modernistas ratificaram a definição de Arte como forma de representação, o que no alto Modernismo radicalizou-se na vaga definição de Arte como linguagem autônoma (Clement Greenberg). Já para os pós-modernistas, Arte é cognição.
Teríamos que começar pelo óbvio para definir Arte:
1. Arte é artefato, não é natureza.
2. Arte é linguagem “presentacional” que pode intertextualizar com outras linguagens, mas nunca se reproduzir em uma outra sem perdas e danos. No diálogo das linguagens, são produzidas equivalências configuracionais (aí vai outra teoria, a da Gestalt), mas nunca redução de uma linguagem a outra.
3. Arte é emoção, porém representada de forma comunicável, portanto, passando pelo crivo do inteligível.
4. Arte é conhecimento, conhecimento para cuja configuração todas as funções mentais participam: intuição, inteligência, emoção, um conhecimento que é a consciência da experiência, experiência de ver e/ou fazer arte (outro teórico,John Dewey).
Enfim, se você me pergunta o que é Arte hoje, eu diria que é tudo isso e cinicamente acrescento que é um divertimento que tem o poder de levar a pensar e algumas vezes transformar. Transformar a própria Arte, quem a faz, quem a vê e a sociedade. Louca essa história de Arte como divertimento, não é? Mas o transcendental da Arte já morreu, pelo menos adormeceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário